18 de nov. de 2010

Wish You Were Here (Pink Floyd, 1975)



Wish You Were Here é o nono álbum de estúdio da banda britânica de Rock progressivo Pink Floyd, e foi produzido em 1975, e lançado no mesmo ano sobre a gravadora Harvest/EMI. O álbum é o segundo a abordar um tema definido, transformando-o em um álbum conceitual. Roger Waters como sempre (mais exatamente depois da saída de Syd Barrett da banda) liderou em todas as composições. Em declarações posteriores ao lançamento do álbum Waters e David Gilmour, o guitarrista e segunda voz da banda, classificaram este disco como o preferido em suas opiniões. E hoje nós vamos, abrindo este especial sobre Pink Floyd, fazer mais uma resenha desta maravilhosa banda do Rock progressivo.

Produção: 1975| Tempo de disco: 44:28 | Gênero: Rock Progressivo
Melhor música: Shine on You Crazy Diamond, Pts. 1-5  - Pior Música: Welcome to the Machine

Shine on You Crazy Diamond, Pts. 1-5 - A primeira canção do álbum é um tributo ao antigo vocalista da banda, Syd Barrett, que foi afastado por impossibilidade em 1969, devido ao seu uso excessivo de drogas (principalmente LSD). E talvez por isso esta bela faixa é a melhor do álbum, senão a melhor de todas as já compostas por Roger Waters e cia. 8 (oito) minutos de um belo instrumental marcam esta faixa que se inicia com o seguinte verso marcante: "Remember when you were young/ You shone like the sun".

Welcome to the Machine - Esta canção é interligada com a anterior "Shine On" por sons semelhantes a um vendaval, e um barulho de portas fechando. Foi eleita como a pior, mas não pode levar este título. Vamos considerá-la a menos melhor do álbum, pois esta obra de arte merece todos os créditos. O som de uma porta batendo foi descrito por Waters como "O símbolo do descobrimento musical e progresso ofuscado por uma indústria musical mais interessada no sucesso e na ganância".

Have a Cigar - Com um estilo bem diferente de tudo visto antes (na cronologia da banda), Have a Cigar é uma das músicas mais conhecidas da banda, por ter as características de um hit, com ritmo pegajoso e refrão facilmente decorável. Como muitas pessoas suspeitaram, os vocais não foram feitos por nenhum membro original da banda. Roy Harper, cantor de Folk/Rock, foi quem emprestou sua voz para este sucesso do Pink Floyd.

Wish You Were Here - Mais sucesso do que Have a Cigar, com certeza estamos falando desta linda balada do Pink Floyd. É, junto com Another Brick in The Wall, Pt.2, o maior êxito dentro da indústria fonográfica nestes mais de 40 anos desde que a banda foi criada, em meados de 1965. A música é tida por muitos como mais um tributo ao ex-vocalista da banda Syd Barrett, que em uma conhecida história, visitou os famosos estúdios de Abbey Road no meio da produção deste disco, gordo e careca, despistando muitos olhares perplexos com sua aparência extremamente modificada.

Shine on You Crazy Diamond, Pts. 6-9 - Ligada por sons semelhantes a um vendaval (novamente), esta é a continuação da primeira faixa do disco, com o mesmo nome. É constituída básicamente pelos mesmos acordes e ritmo semelhante às partes 1-5. Mas com os versos modificados. É como se fosse uma cópia autêntica e fiel das partes 1-5, que abriram o álbum. E ela dá fim à mais esta resenha.

Acaba por aqui mais um momento de apreciação da boa música. O álbum Wish You Were Here, talvez um dos melhores do Pink Floyd, foi o escolhido do dia. Este disco ficou e 1º lugar nas paradas do Reino Unido, assim como Dark Side Of The Moon, The Wall e Animals, todos com espaço reservado aqui no blog. Isto prova que a banda fez muito sucesso enquanto esteve ativa. Abraços e até a próxima resenha!




0 comentários:

Postar um comentário