3 de out. de 2010

A Hard Day's Night (The Beatles, 1964)


A Hard Day's Night é o terceiro álbum de estúdio lançado no dia 10 de Julho de 1964 pela banda inglesa de rock The Beatles. O título do álbum foi acidentalmente criado pelo baterista Ringo Starr. Citação corre a seguir: "I was going home in the car and Dick Lester [director of the movie] suggested the title, 'Had Day's Night' from something Ringo had said. I had used it in 'In His Own Write', but it was an off-the-cuff remark by Ringo. You know, one of those malapropisms. A Ringo-ism, where he said it not to be funny... just said it. So Dick Lester said, 'We are going to use that title.". No Brasil o álbum foi controversamente lançado com o título de "Reis do Iê Iê Iê". Hoje vamos avaliar esta dica do amigo @pedrooliveira__.

A Hard Day's Night - A música elaborada nunca foi a marca da banda, que sempre trouxe aos fãs músicas com melodias bem feitas, e uma pegada impressionante. Por isso vieram tantos sucessos. E essa abertura é magníficamente feita pela famosa capela feita por todos os integrantes. A canção é a primeira do álbum, e dá o título.

I Should Have Known Better - A batida desta música, junto com o vocal sensacional de Lennon/McCartney e os arranjos de George Harrison, dão o tom nesta mágica canção. Muitos dizem que os Beatles foram uma das maiores bandas da história. Bem, quem sou eu para discordar?

If I Fell - Mais pesada, esta faixa traz uma maior consistência em relação às duas anteriores. E isso faz com que fique bem mais elaborada, com o grave no vocal mais destacado. Batida memorável.

I'm Happy Just To Dance With You - Já que todas as faixas foram preteridas para fazerem parte da trilha sonora do filme homônimo, todas tem somente um pequeno trecho em cada uma, poucos minutos de música boa. E os versos cantando o título podem ser notados nesta canção também.

And I Love Her - Feche seus olhos. Esta faixa foi feita para reflexões. E o ritmo de seresta/bolero é marcante. Não preciso de mais palavras para descrever. Beatles é apaixonante, inspirador.

Tell Me Why - Todos nós sabemos que os Beatles se revezam em músicas tristes com músicas animadoras e bem no estilo rock and roll mesmo. E essa faz o estilo rockabilly, privilegiando o vocal mais grave do quarteto de Liverpool.

Can't Buy Me Love - Poucos dão os méritos para Ringo Starr. Mas ele merece por boa parte da fama da banda. Porque? simplesmente pois ele dá ritmo a quase todas as músicas da banda. E os gritinhos histéricos marcam esta faixa também. Mas o mérito para Starr ainda deve ser dado. Algum dia, quem sabe.

Any Time At All - As letras engraçadas e animadoras, quase sempre falando sobre amor, são a marca do The Beatles. E este é um bom exemplo de como mesmo sem ser tanto elaborado, os discos conseguem ter uma consistência invejável para a época.

I'll Cry Instead - Músicas dançantes, do estilo rock and roll mesmo, essa é mais uma para a coleção. Mas as músicas feitas para os amantes continuam a trazer bem mais sucesso para a banda. E mesmo os títulos trazendo uma proposta, o ritmo e a melodia são incomparáveis, um show.

Things We Said Today - É praticamente um solo de Paul McCartney, sendo acompanhado raramente em algumas oportunidades. Mas no fim, Macca faz parte desta faixa, faz parte da banda. Então, não precisa haver um Beatle favorito, uma mão lava a outra, todos são uma parte de um todo.

When I Get Home - Relembrando os velhos tempos, vamos fazer um diálogo rápido. Vocês não acham que os outros 2 integrantes menos focados (Ringo/George) deveriam ter a mesma parcela em todo o sucesso da banda? eles simplesmente trouxeram os arranjos para todas as canções. Então, são parte importante da obra

You Can't Do That - É a penúltima faixa do álbum. E a capela traz o ritmo, vindo acompanhada de todos os outros instrumentos vindo com uma maestria, transformando o álbum em uma masterpiece dos Beatles.

I'll Be Back - E com gosto de quero mais, acaba toda a nossa avaliação de um jeito vanguardista, triste e angustiante. Mas não é por isso que a obra deva ser desvalorizada. Bandas que nos fazem sentir emoções indiferentes são as que mais merecem atenção. Esta faixa marca pelo fim, sendo uma saidera em alto-estilo.

Foi isso amigos, esse álbum foi sugerido pelo nosso amigo beatlemaníaco @pedrooliveira__, como vocês já sabem, se quiserem a resenha de algum álbum é só pedir na Cbox ao lado. Foi uma ótima madrugada com os Beatles. Até a próxima, abraços!

0 comentários:

Postar um comentário