11 de out. de 2010

Selling England by the Pound (Genesis, 1973)


Selling England by the Pound é o quinto álbum de estúdio da banda inglesa de Rock Progressivo Genesis. A capa é composta por uma pintura de Betty Swanwick chamada The Dream. E hoje nós vamos usar uma forma mais dinâmica para definir o álbum, não separando por músicas, e sim trazendo curiosidades e alguns pontos relevantes da obra. Vamos à avaliação.

O álbum começa com uma performance invejável do vocalista e líder da banda Peter Gabriel. Can you tell where my country lies, said the unifaun to his true love's eyes, It lies with me, cried the Queen of Maybe. A faixa se chama Dancing With The Moonlit Knight, e deu nome à fantasia que Gabriel usava durante os show da turnê, semelhante à um guerreiro.

Com I Know What I Like (In Your Wardrobe) é fácil saber que o Genesis além de ser uma banda de prog (rock progressivo) usa as faixas mais expostas comercialmente falando muito bem, assim, seus álbuns fazem muito sucesso, sempre agradando em primeiro lugar o público, com a voz de Gabriel liderando. E o refrão é de fácil decoração, transformando esta faixa em um sucesso comercial.

Tony Banks dá um show na introdução de Firth of Fifth, a terceira faixa do álbum. O riff de seu piano traz todo o virtuosismo do artista. Peter Gabriel entra com mais uma encantadora performance no vocal, que é a marca da banda. Pelo menos na era Gabriel como vocalista, o Genesis consegui agradar todos os fãs, produzindo um álbum melhor que o outro. Foxtrot foi o álbum anterior ao "Selling England", trazendo a longa faixa de 22 minutos "Supper's Ready".

More Fool Me é um belo dueto entre a voz de Gabriel com mais uma introdução do piano de Banks. Logo em seguida, o violão de Steve Hackett entra para dar o tom à mais uma faixa bem-sucedida comercialmente falando. Os hits do álbum certamente são I Know What I Like e More Fool Me. The Battle Of Epping Forest é mais uma canção longa, como "Supper's Ready", que dá continuidade à toda a história do álbum, que gira em torno do "Moonlit Knight", o personagem vivido por Gabriel nos shows do Genesis na época.

After the Ordeal é uma música instrumental que mais serve para mostrar todo o virtuosismo dos integrantes da banda inglesa que fez tanto sucesso principalmente nos anos 70, e nos anos 80 migrou mais para um lado pop/rock, com o simpático Phil Collins, ex-baterista da era Gabriel, nos vocais. Já The Cinema Show mostra que a banda possuia um lado progressivo e experimental bem aguçado. Longe de ser um Pink Floyd, mas sendo muito associado ao Yes, pois usa a voz do vocalista como âncora para as longas músicas com o virtuosismo sendo a marca. Jon Anderson fazia o papel de Peter Gabriel do Yes.

Fechando os trabalhos, Aisle of Plenty é uma singela canção que traz uma introdução carregada na voz de Gabriel, e dá fim ao álbum tão inspirador, e ao mesmo tempo que nos faz apreciar cada segundo dentro desta obra-prima do Rock Progressivo. Hoje nós fizemos a resenha de Selling England by the Pound, do Genesis. Amanhã pode ser o álbum da sua banda favorita! como? basta postar o nome do álbum junto com a banda na CBOX do lado, e você verá o Danilo Frazão comentando sobre ele, abraços e até a próxima!

0 comentários:

Postar um comentário