17 de out. de 2010

Neon Ballroom (Silverchair, 1999)


Neon Ballroom é o terceiro álbum de estúdio da banda australiana de rock alternativo Silverchair. Mostra um iminente amadurecimento de todos os membros da banda, trazendo mais consistência e ao mesmo tempo experimentos usando vários instrumentos de todos os segmentos musicais. Hoje nós vamos analisar o álbum em si, trazendo pontos positivos (e negativos) da obra.

O álbum começa com a magnífica Emotion Sickness, que combina aparentemente uma orquestra bem arranjada com o resto dos instrumentos de praxe em uma banda de rock alternativo, tal como Nirvana e Smashing Pumpkins. O som pesado permanece dando o tom em Anthem for the Year 2000, mesmo que esta segunda faixa seja menos rock, e com mais batidas de rapcore. Ana's Song (Open Fire) é uma faixa inspirada no problema que o vocalista Daniel Johns teve relacionado ao seu peso. Ele sofreu de anorexia antes da gravação do disco, aparecendo cada vez mais magro durante as sessões.

Spawn Again é uma versão da música Spawn gravada para o filme de mesmo nome, que conta a história do herói da Marvel, que voltou do inferno fazendo um pacto com o demônio. É verdade que a música é violenta, combinando com toda a história. Miss You Love é o hit do álbum, simplesmente genial. A música, como o título, fala sobre amor, e todos os elementos que criam uma espécie de One Hit Wonder acerca do Silverchair. Já Dearest Helpless usa um loop in no começo, causando toda uma sensação de metal, fazendo com que a música se aproxime de um estilo grunge. Do You Feel the Same? igualmente.

Black Tangled Heart em sua introdução traz uma banda bem mais consistente em relação ao seu álbum anterior de 1997 chamado Freak Show. Só a introdução já mostra toda a evolução que rondou a banda nestes anos em que Johns passou por problemas pessoais e etc. Point of View mostra que o Silverchair mesmo evoluindo demais não largou suas raízes, e usa os elementos principais do Rock Alternativo, que consistem em: Guitarra pesada; Bateria Solta e Vocais sofridos. Geralmente se as bandas não preenchem esse quesito não são consideradas tanto alternativo assim, sendo tachados de New Age.

Satin Sheets e Paint Pastel Princess são as últimas faixas antes do fim do álbum, e mostram mesmo que a banda não largou suas origens. Rock pesado, usando todos os componentes - principalmente a guitarra - de uma banda Hardcore. A voz de Johns é sofrida, como a de quase todos os vocalistas de rock alternativo. Não vamos generalizar. Steam Will Rise fecha os trabalhos do álbum Neon Ballroom de 1999 da banda australiana Silverchair, liderada por Daniel Johns. Hoje este álbum foi escolhido por ser uma aquisição recente minha que vim estudando nestes últimos tempos, e achei que merecia ser analisada. Abraços, e até a próxima!.

0 comentários:

Postar um comentário