25 de set. de 2010

Fragile (Yes, 1972)


Fragile é o quarto álbum da banda britânica de rock progressivo Yes. Marca o início de uma fase extremamente experimental da banda. Após o sucesso que o The Yes Album teve, a banda de Jon Anderson se preparou para lançar um dos álbuns mais importantes da história do rock. É citado por muitos como sendo o melhor álbum do Yes, junto com Close to the Edge. Hoje nós vamos fazer a avaliação música por música, conceituado cada parte de uma forma que faça com que vocês leitores entendam esta superprodução do rock sem sair da cadeira. Preparem-se, vamos entrar no universo de Fragile.

Roundabout - Essa certamente é o maior sucesso da banda em todos estes anos de carreira. Nela também se concentra um dos maiores solos de teclado, feito por Rick Wakeman, um dos tecladistas mais habilidosos e consequentemente virtuosos do mundo. Aliás, o virtuosismo marca este álbum por inteiro, extremas composições valorizando cada instrumento - e vocais - do disco.

Cans and Brahms - Dando continuidade ao show particular, Wakeman esbanja seus dedilhados nesta composição originalmente feita por Johannes Brahms. É a segunda faixa do disco, e explora tudo o que há de melhor neste sensacional tecladista. Show a parte.

We Have Heaven - Hora do show de Anderson. We Have Heaven é simplesmente uma sensacional capela de várias vozes coladas do cantor, resultando em um magnífico solo de vocais, acompanhado por outros instrumentos. Mas pode-se considerar solo mesmo. O show de Jon Anderson é imperdível. A técnica usada é a mesma que se aplicou à canção "Several Species Of Small Furry Animals Gathered Together In A Cave And Grooving With A Pict" do álbum Ummagumma da banda do mesmo país, o Pink Floyd.

South Side of the Sky - Bill Bruford começa a música com um solo, mostrando também seu virtuosismo. A canção de 7:58 se divide entre uma melodia calma e suave, e os vocais extremamente líricos de Anderson. Seria muito se Wakeman viesse com seu piano, entrando na música? então é. E assim se desenvolve a canção, até seu fim "estilo Hard Rock".


Five Per Cent For Nothing - É simplesmente um solo confuso de bateria. Bruford dá um show um pouco apagado por parte do resto dos instrumentos. Não é por isso que deixa de ser uma peça importante no álbum Fragile.

Long Distance Runaround - Nessa altura do álbum é fácil descrever cada canção, tendo em vista que daí pra frente cada música foi composta por Anderson, Bruford, Squire e Howe, respectivamente. Se espera um solo de cada membro, somente arranjado pelo resto do grupo. Apesar de Anderson ter composto esta faixa, Howe é quem aparece com sua guitarra elétrica, causando um efeito magnífico.

The Fish (Schindleria Praematurus) - Dentro das composições individuais, a obra de Squire é a mais sólida, empregando todos os instrumentos - principalmente a voz de Anderson - muito bem, sendo que em quase 100% da música o vocal dele dá um show, deixando o baixo e todo o resto pra trás.


Mood For A Day - Sendo a música composta por Steve Howe (guitarra), é um solo óbviamente de guitarra. E nada mais. Detalhe para os arranjos de Rick Wakeman, que dão o tom nesta faixa.


Heart Of The Sunrise - Marca todo o início de um período experimental vivido pela banda, que se desapegou das canções tidas para tocar em rádios, migrando para o "Prog" puro do jeito que ele é, progressivo. Peças e sonetos, com melodias complicadas e de difícil compreensão por parte da mídia, trazendo a música como um mero veículo para as idéias dos compositores. Não que seja ruim, mas é bem mais complexo. E Heart Of The Sunrise junto com a faixa bônus America, dão definitivamente início à esta fase do Yes. Isso pode ser visto principalmente nos álbuns Tales from Topographic Oceans, Relayer, e Close to the Edge.


Este álbum é um dos mais importantes da história do rock. E é da banda de rock progressivo Yes. E mostra o quanto é grande o virtuosismo dos músicos que são convictos de suas habilidades. Fragile foi um espetacular exemplo de como a música pode ser coesa e bem executada mesmo sem tanto tempo entre o início de sua produção e seu lançamento, mesmo tomando mais de um ano. Espero que vocês tenham gostado de mais essa resenha, abraços e até a próxima!

0 comentários:

Postar um comentário