25 de set. de 2010

Armed Forces (Elvis Costello & The Attractions, 1979)


O terceiro álbum de estúdio do artista inglês de Rock Alternativo Elvis Costello seria inicialmente chamado de Emotional Fascism. Mas no fim, chamou-se Armed Forces. E hoje vamos analisar música por música este álbum tão importante para a "New Wave" mundial, sendo que foi constantemente elogiado, e colocado em altos patamares no mundo inteiro, principalmente no Reino Unido.

Accidents Will Happen - É a primeira música do álbum. A melodia calma começa com uma das alterações rápidas de voz que o cantor faz. Aliás, o seu jeito de cantar é a marca deste artista tão premiado. Ele parece "cantar falando", enfim, vocês podem pesquisar as músicas e saber ao certo do que estou falando. Accidents Will Happen é uma das músicas mais conhecidas de Elvis. Elvis Costello.

Senior Service - A música começa fazendo uma escala no que parece ser um orgão. O ritmo é bem mais ligado em relação à primeira música, Accidents Will Happen. A melodia é confusa, tendo várias alterações de tom e etc. O cantor dá um show acompanhando toda a escala constante que acompanha a música. É uma música perfeita para qualquer comercial televisivo, a letra sugere isto.

Oliver's Army - É sem dúvidas a música mais conhecida de Elvis Costello. Até por ter sido amplamente divulgada no mundo inteiro na época de seu lançamento. E assim mesmo podemos escalar ela para qualquer playlist que se preze. A melodia é calma e de fácil decoração. Hit, é, hit. Esse é um. O Raimundos fez um cover desta canção.

Big Boys - Esta música começa com uma capela bem rápida de Elvis. A bateria entra logo em seguida para dar o tom até o final. Big Boys fala sobre a extrema preocupação e ciúme que afeta uma relação. É uma das melhores músicas do álbum em minha humilde opinião.

Green Shirt - É Natal? não, mas o começo sugere. Elvis simplesmente recita a música, não ele não canta. Só no decorrer da música que ele vai pegando no batente e soltando a voz de vez. A bateria é extremamente presente nesta música, constrastando com a voz do cantor inglês.

Party Girl - Finalmente, o ritmo é semelhante à uma balada romântica. O título é semelhante. E a música em si é uma balada romântica. Então, não há mais nada para definir. A música é muito boa e marca o início das músicas melosas para os casais de Elvis. Ele daí em diante começa a passar mel com açúcar em seus álbuns. Essa é a fórmula do sucesso.

Goon Squad - Se tem alguma música que combine com a capa, é Goon Squad. O ritmo é violento, como se fosse uma guerra. Ou o atropelo de uma manada de elefantes furiosos. Elvis Costello canta esta música com o pulso firme, e no refrão uma voz grossa acompanha o cantor.

Busy Bodies - Semelhante à Oliver's Army. Aliás, o Elvis marca também por sua consistência musical nos álbuns. Não há uma mudança de ritmo considerável entre as músicas. Parece um medley de todas as músicas anteriores, como se estivesse repetindo o ritmo. Improvisação, talvez.

Sunday's Best - Entre em um parque de diversões. Você certamente ouvirá uma musiquinha tocar no carrossel. E será parecida com Sunday's Best. Sim, preste atenção, feche os olhos e se imagine nesta situação. A letra sugere exatamente o mesmo que o título. Boa música, nostalgia pode explodir a partir daí.

Moods For Moderns - Elvis chega finalmente ao seu lugar. Músicas que repetem o verso do título constantemente. "Moods For Moderns" é repetida pelo menos 109209 vezes nesta música. Acredite.

Chemistry Class - Outro pico de romantismo e melosidade. Costello recita os trechos, mas canta o resto. Outro ponto destacável é a facilidade do título definir a música e seu ritmo. A melodia é digna de uma canção romântica de bandas de Heavy Metal. Ex: É obrigado a fazer, e por isso parece com uma manta de retalhos.

Two Little Hitlers - Crítica social? não, é simplesmente Elvis Costello. Ele consegue colocar tudo em uma música, toda a sua letra. E isso faz com que algumas música sejam péssimas, e outras sensacionais. Raramente existe meio termo. O título sugere exatamente do que a música trata. Dois pequenos Hitlers.

(What's So Funny 'Bout) Peace, Love And Understanding? - Parece que a melhor música ficou para o final. A saideira acontece com uma canção forte, com todos os instrumentos e intregantes se doando ao máximo. O resultado foi essa maravilhosa canção. Curiosamente Elvis Costello muda ao extremo sua música, deixando-a grossa e viril. E ele canta cuspindo. Nessa música sim.

Então foi isso, espero que vocês tenham gostado de mais esta resenha que fiz para o blog. Saí um pouco do Rock Progressivo e vim para uma coisa mais tradicional, nada complicado, tudo Elvis Costello mesmo. Ele consegue transformar as coisas complicadas em simples e despretenciosas canções. Abraços e até a próxima!

0 comentários:

Postar um comentário