28 de set. de 2010

American Idiot (Green Day, 2004)



American Idiot é o sétimo álbum de estúdio da banda americana de Punk Rock Green Day. Foi lançado no dia 21 de Setembro de 2004, pela Reprise Records. O álbum inicialmente iria se chamar Cigarettes and Valentines, mas em 2003, a banda resolveu gravar outro projeto, um álbum conceitual voltado contra principalmente o presidente George Walker Bush. E assim se criou um dos melhores álbuns do Green Day. American Idiot é uma obra-prima do Punk Rock (ou Neo Punk, como cunhado por Billie Joe Armstrong). Vale a pena fazer a avaliação do álbum música por música, como sempre.

American Idiot - É a primeira música e dá título ao álbum. E mesmo o título já conceitua o foco da história, e o plano de fundo para todos os acontecimentos, o governo americano da época. A música é a introdução perfeita para os padrões da banda. Realmente o álbum foi o início de uma grande transição, de onde Billie Joe começou a compor músicas mais consistentes, que no futuro daria início ao projeto "21st Century Breakdown", sendo ambos álbuns conceituais. American Idiot foi um sucesso de cara logo quando foi lançada, mas nos EUA não colou, até mesmo por causa do título, um pouco ofensivo à nação.

Jesus Of Suburbia - Ótima música de 9 minutos. Todos sabemos que o Green Day antes do lançamento do disco se baseava em canções simples, de refrão pegajoso. Exemplo: When I Come Around e Basket Case. Então, foi uma grande surpresa a banda começar a compor longas músicas, como se repete em Homecoming. A música basicamente mostra em 5 partes toda a introdução da história, que tem o foco no personagem "Jesus Of Suburbia", uma espécie de Billie Joe fictício. Em seguidas, as partes desta pequena ópera-rock:

  • I. Jesus of Suburbia
  • II. City of the Damned
  • III. I Don't Care
  • IV. Dearly Beloved
  • V. Tales of Another Broken Home 
Holiday - É talvez uma ressaca de Jesus Of Suburbia. A música dá continuidade às críticas, principalmente no trecho "Pulverizem a Torre Eiffel/Que criticaram seu governo". Muitas pessoas que gostam do álbum não fazem sequer idéia de que a maioria das músicas foi composta simplesmente como um veículo para as críticas da banda.

Boulevard Of Broken Dreams - É um dos maiores sucessos do álbum. A música se baseia na mesma história, mostrando o lado sensível de Billie Joe. É completamente uma música deprimente e que faz parte da proposta do álbum, que foi a de composições mais complexas e melodias mais trabalhadas. Nota 9.

Are We the Waiting - Aí surge uma performance que toma o riff inteiro, e mostra o ótimo baterista Tré Cool. A música também reserva algumas feridas do governo americano, assim como em todo o álbum. Cada canção tem sua parte essencial, e isso faz com que os álbuns conceituais sejam sempre bem recebidos pela crítica em geral.

St. Jimmy - Neste trecho do álbum é apresentado um dos personagens, St. Jimmy. Ele é basicamente um punk que luta por liberdade, solto pelas ruas. Lembro-me dos velhos tempos de Green Day (era Dookie), onde as músicas não tinham tanta projeção, e consequentemente eram mais simples.

Give Me Novacaine - Após a violência de St. Jimmy, há o resultado. Como é de costume de punks (sem generalizar), cortar os pulsos provoca um sangramento constante. A música, baseada na droga Procaína, faz com que a história se desenvolva mais ainda, trazendo um outro lado música atrás de música. A procaína faz com que o sangramento em áreas de grande circulação sanguínea cesse, e diminui - e relaxa -  os músculos em geral.

She's a Rebel - Outro personagem é apresentado ao público, semelhante a como foi apresentado St. Jimmy. O nome da personagem é Whatsername (What's Her Name?). A música, com melodia pesada, é a cópia de St. Jimmy, só que tratando de outro personagem. Billie Joe sempre com sua guitarra despretenciosa, leva a canção do início ao fim, com maestria punk.

Extraordinary Girl - Assim como Give Me Novacaine, Extraordinary Girl é a continuação de She's a Rebel. O início não mostra a música em seu todo, pois começa com um riff de um tambor, provavelmente tocado por Tré Cool. A música é um anti-hit, servindo de música-ponte na história. Vale a pena ouvir.

Letterbomb - Nobody likes you/Everyone left you/They're all out without you/Having fun. O começo realmente é depressivo demais. A música trata de anestesiar - como novacaína - o público. Anestesiar não seria o melhor termo, levando em consideração que a música traz um ritmo alegre e pegajoso, como na maioria das músicas compostas pela banda.

Wake Me Up When September Ends - É provavelmente o maior sucesso do álbum. E esta canção também traz uma crítica aos países envolvidos em guerras, como Irã e os EUA. Mas como em todo o álbum, é camuflada como um hit, sem trazer explícitamente as críticas de Billie Joe, focando um pouco mais na música. Faixa 11, nota 10. 

Homecoming - Assim como Jesus Of Suburbia, é uma música dividida em partes, mas diferentemente compostas. Como a primeira música citada é uma das primeiras, traz um lado mais frenético. Homecoming é um cover de Jesus Of Suburbia, só que o mais vanguardista possível, trazendo os bons tempos de Green Day, como antes citado. Eis as partes:

  • I. The Death of St. Jimmy
  • II. East 12th St.
  • III. Nobody Likes You (Citada posteriormente em Letterbomb)
  • IV. Rock and Roll Girlfriend
  • V. We're Coming Home Again
Este esquema praticamente entrega todo o final do enredo.

Whatsername - É o fechamento do álbum, trazendo o novo lado da banda, expondo os novos timbres e ritmos. A melodia calma marca esta faixa, junto com o vocal inconfundível de Billie Joe. É o fim do disco.

Então foi isso amigos, American Idiot marca uma importante transição na história da banda, e valeu a pena fazer esta avaliação. Lembrando sempre que se você quiser uma resenha é só entrar em contato com o dono deste blog, mandando um email para: danilo.frazao@hotmail.com, ficarei muito agradecido e certamente farei uma resenha ou uma crítica (como desejado). Abraços, e até a próxima postagem!


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