2 de dez. de 2010

Stadium Arcadium (Red Hot Chili Peppers, 2006)

 



 


Stadium Arcadium é o nono álbum de estúdio da banda americana de funk rock Red Hot Chili Peppers (RHCP), que foi lançado em Maio de 2006. Este também foi o último álbum da banda com seu guitarrista John Frusciante. O álbum é dividido em 2 CDs, ou seja, é um álbum duplo, com 28 músicas. O primeiro disco é chamado Jupiter e o segundo de Mars. Outras 10 foram lançandas como b-sides (porém, não estão presentes nesta resenha).
Esse foi o álbum escolhido para ser analisado hoje.


Produção: 2006 | Tempo de disco: 122:34 | Gênero: Funk rock e Rock alternativo
Melhor música: Tell me Baby e Dani California -  Pior música: If


Dani California - É uma das músicas mais conhecidas do álbum, tem fortes batidas do baterista Chad Smith, com momentos mais agressivos e outros mais calmos. Excelente vocal de Anthony Kiedis. Junto com Tell me Baby, ocupa a posíção de melhor música do álbum.


Snow ((Hey Oh)) - Boas alternâncias entre baixo e bateria, ritmo excelente, em nenhum momento algum instrumento foge do tempo da música, mais uma vez com excelente vocal e back vocal.


Charlie - Minha preferida do cd, até agora, a única que assumiu um ritmo diferente, com uso de instrumentos diferentes dos comuns, a banda consegue um som bom. E algumas "brincadeiras" a com a voz de Anthony Kiedis e no meio, fortes batidas se sobressaem. Excelente música. 


Stadium Arcadium - Música que dá nome ao álbum, no seu ínicio tem um ritmo mais calmo e durante o percorrer do tempo, assume um ritmo um pouquinho mais agressivo. Mas não deixa de ser excelente.


Hump De Bump - Tem o ritmo mais animado até agora, bastante atrativa para pessoas que gostam de músicas mais agitadas. O surgimento de novos e incomuns instrumentos é marcante.


She's only 18 - Bastante calma, com predominância do baixo no ínicio e no meio. Durante alguns minutos, fica agitada e a guitarra assume o posto de instrumento predominante.


Slow Cheetah - Segue o padrão, calma no ínicio e um pouco mais agitada no meio. Mas entre todas até agora, é a mais calma. Muito boa.


Torture Me - Muito, muito agressiva mesmo. Acho que pelo nome, podemos prever isso. Apesar do som pesado, é boa.


Strip My Mind - Começa com back vocals, depois o vocalista assume. O mesmo ritmo, só que menos agressivo e mais relaxante. Boa para quem não quer ouvir barulheira. 


Especially in Michigan - Muito boa para quem quer um pouco de agitação. A guitarra fica tão alta que é meio dificil ouvir a voz de Anthony Kiedis.


Warlocks - Começa com um estilo meio de Jazz e depois assume o costumeiro ritmo do Red Hot Chili Peppers.


C'mon girl - Ritmo corrido. Dessa vez com uso de um instrumento diferente, além das costumeiras guitarradas e da bateria. 


Wet Sand - Ritmo muito calmo no início, com acordes graves. E fracas batidas, além de uma presente e importante participação da guitarra.


Hey - Do  mesmo jeito da anterior. Tem fracas batidas, presente participação da guitarra, só que com um vocal mais fraco.


Disco 2 

Desecration Smile - Violão no início, vocal um pouco mais fino que o normal. Mesmo assim, uma boa música. No meio, fica um pouco mais agressiva, é a parte mais empolgante. Ritmo bom.


Tell Me Baby - É, em minha opinião, a melhor música dos dois discos. Com um ritmo bem animado, embala todos os que a ouvirem. Pelo nome, muitos, até eu, podem julgar como música lenta e chata. Mas fui totalmente contrariado e surpreendido. No início, dá essa impressão. Apenas no meio começa a animação.


Hard to Concetrate - Boa música, com ritmo contagiante. Apesar de parecer um pouco melancólica, é bastante boa.


21st Century - Boa guitarra e ritmo. Contagiante. 


She looks to me - Um pouco mais "romântica" podemos assim dizer, mas com o ritmo de costume


Readymade - Ótima introdução com o baixo, depois com a entrada da guitarra e da bateria, dá um impulso grande na animação da música.


If - Pior música de todo o álbum. É chata e sonolenta.

Make You Feel Better - Bom começo, com guitarra e bateria. Ritmo meio corrido, mas não deixa de ser uma música excelente e notável.

Animal Bar - Um pouco mais calma. Ritmo diferente de todas as outras músicas, agrada apenas à alguns gostos.

So Much I - É a que tem mais estilo rock. Super rápida e com bastante barulho.

Storm in a Teacup - Muito boa música, com começo igual ao das outras, porém com um desenvolvimento bem diferente e mais legal.

We believe - Essa sim, é bem diferente. Porém pode agradar à todos.

Turn it Again - Penúltima música do álbum. Tem acorder finos e batidas consistentes, vocal perfeito para esse tipo de ritmo.

Death of a Martian - É talvez a mais melancólica do álbum, talvez porque ela se chama death of a martian. Mais no meio, ela ganha a animação de costume.

É isso aí pessoal, foi uma ótima noite com Red Hot Chili Peppers. Obrigado pela atenção, sou iniciante com esse tipo de blog, por isso a resenha pode não ter ficado muito boa. Mas prometo evoluir daqui pra frente. Abraços e até a próxima!
Pedro Oliveira.

0 comentários:

Postar um comentário